Barroso diz que Lula já suspeitava de sua intenção de deixar o STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou nesta quinta-feira (9/10), após anunciar a aposentadoria do cargo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já suspeitava de que ele deixaria a Corte.


Ao se despedir do STF durante a sessão plenária desta quinta, Barroso contou que havia informado a Lula, há cerca de dois anos, sobre sua intenção de se aposentar. Em entrevista coletiva, o ministro destacou, no entanto, que não chegou a conversar novamente com o presidente para avisar que a saída ocorreria neste momento.

“Não poderia sair antes de terminar o julgamento do golpe. Agora foi um bom momento”, disse. “Lula suspeitava que eu sairia, mas não consegui falar com ele [sobre a saída agora]”, acrescentou o ministro.
Barroso já vinha dando sinais de que pretendia deixar o tribunal. O único impasse restante é a conclusão dos processos que estão sob seu pedido de vista — ele pretende devolvê-los para julgamento antes da saída.

“Por 12 anos ocupei o cargo de ministro do STF, sendo presidente nos últimos dois. Foram tempos de imensa dedicação à causa da Justiça e da democracia. A vida me proporcionou a bênção de servir ao país”, afirmou Barroso em carta de despedida lida em plenário, diante dos demais colegas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *