Barroso recebe alta hospitalar após passar mal em Brasília

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu alta na tarde desta quinta-feira (16), após ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, por mal-estar. Segundo a assessoria do magistrado, ele apresentou “melhora no quadro clínico e teve alta por volta de 12h45”.


Ainda conforme a assessoria, os médicos aguardam resultados de exames, mas Barroso já foi liberado para seguir com medicação em casa. Não foram divulgados boletins detalhados sobre a condição de saúde do ministro.

A internação ocorre poucos dias após Barroso formalizar seu pedido de aposentadoria antecipada, feito na segunda-feira (13). A concessão da aposentadoria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (15), mas passa a valer oficialmente apenas no próximo sábado (18).

Barroso, de 67 anos, poderia permanecer no STF até 75 anos, quando se aposentaria compulsoriamente.

Com a saída do ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá a oportunidade de fazer sua terceira indicação ao Supremo em seu atual mandato. As duas indicações anteriores foram Cristiano Zanin, em 2023, e Flávio Dino, em 2024.

A aposentadoria antecipada de Barroso havia sido anunciada oficialmente ainda em plenário na última quinta-feira (9). Com a saída do magistrado, a Suprema Corte se prepara para receber um novo integrante indicado pelo presidente da República, conforme o rito previsto pela Constituição.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *