Bicheiro Marcelo Cupim é Preso Acusado de Mandar Matar Filho de Piruinha

O bicheiro Marcelo Simões Mesqueu, conhecido como Marcelo Cupim e apontado como chefe da contravenção na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi preso nesta segunda-feira (30) em uma operação conjunta do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), da Polícia Civil e da Corregedoria da Polícia Militar.

Esta é a segunda prisão de Cupim em menos de dois anos. Ele foi detido sob suspeita de envolvimento na morte de Haylton Carlos Gomes Escafura, filho do também bicheiro José Caruzzo Escafura, o Piruinha, ocorrida em 2017. Na mesma ocasião, a soldado Franciene de Souza, namorada de Haylton, também foi encontrada morta.

A força-tarefa cumpriu mandado de prisão expedido pela 4ª Vara Criminal da Capital, além de 15 mandados de busca e apreensão contra outros seis investigados, incluindo dois policiais militares. Cupim foi localizado em sua residência, uma mansão em condomínio de alto padrão na Barra da Tijuca.

De acordo com as investigações do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), Cupim tem ligações com Bernardo Bello, um dos principais nomes da contravenção no Rio, e teria arrendado parte dos pontos de jogo do bicho de Piruinha. Haylton teria tentado reassumir esses pontos, o que motivaria o crime.

O Gaeco também apura o possível envolvimento de matadores associados ao grupo conhecido como “Escritório do Crime”.

A operação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Santa Catarina, que cumpriu duas ordens de busca e apreensão em Florianópolis. Marcelo Cupim foi o único preso na ação, que investiga a morte de Haylton e da soldado Franciene.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *