O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elogiou nesta segunda-feira (13) a recente iniciativa de paz do presidente Donald Trump relacionada à guerra em Gaza, após todos os 20 reféns israelenses vivos serem libertados pelo Hamas.
“Estou profundamente grato e aliviado por este dia ter chegado – pelos últimos 20 reféns vivos, que passaram por um inferno inimaginável e finalmente se reuniram com suas famílias e entes queridos, e pelos civis em Gaza, que sofreram perdas imensuráveis e agora terão a chance de reconstruir suas vidas”, afirmou Biden em uma publicação longa na rede social X.
O ex-presidente destacou o esforço de sua própria administração e reconheceu a colaboração de Trump:
“O caminho para este acordo não foi fácil. Minha administração trabalhou incansavelmente para trazer os reféns para casa, levar ajuda aos civis palestinos e encerrar a guerra. Eu parabenizo o presidente Trump e sua equipe pelo trabalho em conseguir finalizar um acordo de cessar-fogo renovado”, acrescentou.
A libertação dos reféns ocorreu na segunda-feira, marcando a primeira fase de um acordo de paz apoiado pela administração Trump. Como parte do mesmo acordo de cessar-fogo, Israel também liberou mais de 1.900 presos palestinos.
Biden ressaltou a importância do apoio internacional para o processo:
“Agora, com o apoio dos Estados Unidos e do mundo, o Oriente Médio está no caminho da paz, e espero que seja duradouro, oferecendo um futuro aos israelenses e palestinos com medidas iguais de paz, dignidade e segurança”, afirmou o ex-presidente em sua publicação.
Eis a íntegra da declaração de Biden:
Estou profundamente grato e aliviado por este dia ter chegado – pelos últimos 20 reféns vivos, que passaram por um inferno inimaginável e finalmente se reuniram com suas famílias e entes queridos, e pelos civis em Gaza, que sofreram perdas imensuráveis e agora terão a chance de reconstruir suas vidas.
O caminho para este acordo não foi fácil. Minha administração trabalhou incansavelmente para trazer os reféns para casa, levar ajuda aos civis palestinos e encerrar a guerra. Eu parabenizo o presidente Trump e sua equipe pelo trabalho em conseguir finalizar um acordo de cessar-fogo renovado.
Agora, com o apoio dos Estados Unidos e do mundo, o Oriente Médio está no caminho da paz, e espero que seja duradouro, oferecendo um futuro aos israelenses e palestinos com medidas iguais de paz, dignidade e segurança.