O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestará depoimento nesta quinta-feira (5) à Polícia Federal em uma investigação que apura a atuação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. O inquérito, instaurado a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), apura possíveis tentativas de pressionar autoridades brasileiras, como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e integrantes do Ministério Público.
Bolsonaro será questionado sobre a declaração de que arca com os custos do filho no exterior por meio de doações recebidas via Pix, feitas por apoiadores. A Polícia Federal investiga se esses recursos têm relação com as atividades de Eduardo nos Estados Unidos.
O deputado federal é investigado por coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A suspeita é de que ele esteja tentando influenciar aliados do ex-presidente Donald Trump para que o governo americano imponha sanções contra autoridades brasileiras envolvidas em processos contra Jair Bolsonaro e seus aliados.
Desde o fim de fevereiro, Eduardo Bolsonaro vive nos Estados Unidos. Em março, ele se licenciou do mandato parlamentar e passou a criticar publicamente o STF, com ênfase no ministro Alexandre de Moraes, relator de investigações que envolvem a família Bolsonaro.
Segundo a PGR, as declarações públicas do deputado têm “tom intimidatório” e podem ser interpretadas como tentativa de interferência no andamento das investigações. O órgão vê indícios de crimes que incluem obstrução de justiça e tentativa de interferência entre os Poderes.
O pedido para investigar Eduardo Bolsonaro foi apresentado à PGR pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), que já foi ouvido pela Polícia Federal nesta semana. Durante o depoimento, Lindbergh também pediu que Jair Bolsonaro passe a ser investigado no caso.
A expectativa é que o depoimento do ex-presidente ajude a esclarecer o financiamento das atividades de Eduardo no exterior e seu eventual envolvimento nas articulações denunciadas. A investigação está em andamento e pode resultar em novas diligências a depender do conteúdo da oitiva desta quinta-feira.
Bolsonaro Depõe à PF em Investigação sobre Atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA
