O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que está acompanhando o julgamento no qual é réu na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (2). Em prisão domiciliar, Bolsonaro está em casa, em Brasília, acompanhado dos filhos Carlos e Jair Renan, vereadores pelo PL no Rio de Janeiro (RJ) e Balneário Camboriú (SC), respectivamente.
Bolsonaro apareceu em frente à residência no fim da manhã, quando o procurador-geral da República, Paulo Gonet, já finalizava a acusação na primeira sessão do julgamento da ação penal sobre a suposta trama de golpe de Estado.
– Estou acompanhando – disse o ex-presidente ao jornal O Estado de São Paulo.
O líder conservador se recusou a fazer outros comentários. Jair Renan, por sua vez, saiu na calçada, em frente à casa, mas não conversou com a imprensa.
Na chegada ao Supremo nesta manhã, o advogado Celso Vilardi, um dos responsáveis pela defesa de Bolsonaro, afirmou que o ex-chefe do Executivo não estaria presente na sessão. Segundo Vilardi, ele manifestou interesse em ir ao Supremo, mas os problemas de saúde impossibilitam a ida dele.
A casa de Bolsonaro, localizada em um condomínio em Brasília, ficou sem movimentação grande parte da manhã neste primeiro dia de julgamento. Desde o último dia 30, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, a Polícia Penal do Distrito Federal vigia a área externa da residência. A medida estabelece ainda que todos os carros que saírem do local sejam revistados.