Bolsonaro rebate Mourão após comentário sobre tarifas de Trump

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu nesta terça-feira (15) às declarações do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), seu ex-vice-presidente, sobre a crise envolvendo a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Mourão também criticou Trump por comentar sobre a situação judicial de Bolsonaro no Brasil.

Durante participação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, Mourão afirmou que Trump deveria manter distância das questões internas do Brasil. “Não aceito que o Trump venha meter o bedelho num caso que é assunto interno nosso”, disse o senador ao comentar as recentes falas do ex-presidente americano em apoio a Bolsonaro.

Além disso, Mourão minimizou a capacidade do governo brasileiro de contornar, sozinho, os efeitos das tarifas impostas pelos Estados Unidos. “Ele que nos aponte o caminho para resolver internamente. Não tem como, hoje em dia, resolver internamente estas questões”, afirmou, referindo-se ao ex-presidente Bolsonaro.

Em resposta à CNN Brasil, Bolsonaro classificou as declarações do ex-vice como inapropriadas. “Acho lamentável a declaração dele”, disse o ex-presidente, sem se estender sobre as críticas.

A tensão entre Bolsonaro e Mourão tem se acentuado nos últimos meses, refletindo o distanciamento político desde o fim do mandato presidencial. As falas mais recentes revelam a divergência entre ambos sobre a condução da política externa e a postura frente à crise com os Estados Unidos.

O tema em debate no Senado é a tarifa de 50% anunciada por Donald Trump na semana passada, medida que poderá afetar setores estratégicos da economia brasileira, especialmente o agronegócio. Mourão, apesar de criticar a iniciativa americana, deixou claro que o Brasil deve manter sua autonomia: “Temos que cuidar das nossas questões internas sem interferência externa, mesmo vinda de aliados políticos”, concluiu.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *