O ex-presidente Jair Bolsonaro rejeitou a ideia de fazer um media training para seu depoimento no Supremo Tribunal (STF). Os interrogatórios dos réus do núcleo 1 da ação que apura a suposta trama de tentativa de golpe de Estado começaram na tarde desta segunda-feira (9), em Brasília (DF).
Media training é uma técnica que consiste em dar segurança para o interrogado, por meio de um bombardeio de perguntas feitas por profissionais de comunicação da maneira dura. Também há a orientação sobre gestos, olhares e falas.
De acordo com Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, um profissional próximo da equipe de defesa de Bolsonaro disse que líder conservador é “indomável” e acredita em sua própria performance.
Bolsonaro esteve em São Paulo neste fim de semana para reuniões com advogados no escritório de Celso Vilardi. Participaram os advogados Paulo da Cunha Bueno e Daniel Tesser.
Nesta segunda (9), ao chegar ao prédio do STF, o ex-presidente disse a jornalistas que estava “tranquilo”.
O tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator nas investigações, é o primeiro a depor. No dias seguintes, a partir das 9h, os demais réus serão chamados, por ordem alfabética, para serem interrogados por Moraes.
Confira a ordem dos depoimentos:
– Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
– Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
– Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
– Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
– Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
– Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
– Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
– Walter Braga Netto.