O governo Lula vai gastar R$ 197 milhões em contratos de comunicação para ‘combater fake news’ com as agências de publicidade fatoráveis ao atual mandatário.
Moringa, BRMais, Área Comunicação e Usina Digital venceram a megalicitação de comunicação promovida pelo governo Lula na expectativa de melhorar a popularidade do presidente.
As agência com alto viés de esquerda venceram 24 empresas, onde os critérios para a escolha eram os mais vagos possíveis, como a ‘melhor técnica’. O quesito “mais barato” não foi levado em conta.
Segundo o ‘O Antagonista’, a Área Comunicação é conhecida por sua associação com Otávio Antunes, marqueteiro do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Já Usina Digital é vinculada a Sidônio Palmeira, marqueteiro de Lula na última campanha, que se uniu ao governo recentemente para tratar da popularidade do petista.
A Br+, que compõe o consórcio vencedor BR e Tal com a Digi&Tal, tem conexões com os deputados federais Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann, que também é presidente nacional do PT.
Por último, a agência Moringa L2W3 teria a preferência de Paulo Pimenta, ministro da Secretaria da Secom da Presidência da República.
Entre as atribuições que as empresas devem usar está a inteligência artificial para análise das “emoções” e dos “sentimentos” dos brasileiros sobre o governo Lula nas redes sociais.