A partir desta segunda-feira, 9, estão previstas pancadas de chuva isoladas em todo o Brasil. Apesar dos temporais, as temperaturas altas devem predominar.
A exceção é no Sul do país, onde vai fazer frio. Em Curitiba, a temperatura mínima será de 15 graus e a máxima, de 17. Em Florianópolis, a variação é entre 18 e 21 graus, e em Porto Alegre, entre 18 e 23.
Nas demais regiões, as temperaturas passam de 30°C. No Rio de Janeiro e em Boa Vista, por exemplo, a máxima prevista é de 35 graus nesta segunda-feira.
Previsão de chuva e baixa temperatura nas cidades do Sul
Na Região Sul, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam dias predominantemente nublados e chuvosos. A chegada de frentes frias devem provocar chuvas esparsas, especialmente à tarde e à noite.
Há alta probabilidade de chuvas inesperadas, especialmente em áreas como a serra gaúcha e a catarinense.
O Paraná enfrenta um período de alerta para temporais e chuvas volumosas nos próximos dias. O destaque está nos elevados volumes de chuva, principalmente na faixa sul do Estado, onde os acumulados podem superar 200 mm/dia até a próxima terça-feira, 10.
Até esse mesmo dia, Santa Catarina passará por um período prolongado de chuva em razão do deslocamento lento da frente fria.
No Sudeste, o clima será igualmente variável. Até o fim da semana, espera-se uma mistura de calor, característico da estação.
Clima no Sudeste e no Centro-Oeste
Duas frentes frias leves podem provocar pancadas de chuva no final da tarde. São Paulo e Rio de Janeiro devem registrar calor intenso, com máximas de 32°C e 35°C, respectivamente. Minas Gerais e Espírito Santo também terão clima quente e umidade elevada.
No Centro-Oeste, os dias serão secos e com temperaturas elevadas. Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás vão enfrentar calor constante, incluindo Brasília.
Ainda que as chuvas sejam improváveis, precipitações rápidas não estão descartadas, principalmente perto do Pantanal.
Tempo no Nordeste e no Norte
No Nordeste, a previsão para o período é de clima majoritariamente ensolarado, exceto em algumas áreas com possibilidade de chuvas esporádicas.
Bahia e Maranhão, próximos a zonas de convergência, são mais suscetíveis a pancadas de chuva.
As praias de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará devem ter clima agradável e ensolarado, contudo, também pode chover isoladamente.
Por fim, a Região Norte deve manter seu clima úmido e quente. A previsão indica alta umidade e chuvas fortes, típicas desta época do ano.
Estados como Amazonas, Pará e Rondônia vão enfrentar tempestades elétricas frequentes. Os dias chuvosos oferecem alívio do calor, já que as máximas podem chegar a 35°C.