Brasil faz consultas aos EUA sobre encontro de Lula e Trump

A diplomacia brasileira já fez consultas aos Estados Unidos sobre quais devem ser os próximos passos para que haja uma conversa por telefone ou por videoconferência entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


De acordo com a CNN Brasil, a consulta ocorreu na última sexta-feira (26), dia em que a comitiva presidencial brasileira desembarcou em Brasília após a viagem aos Estados Unidos. A expectativa é de que a Casa Branca ofereça uma data, a ser avaliada pelo Palácio do Planalto, para que o encontro ocorra.

Questionado sobre a consulta, o Itamaraty disse à CNN que não comentaria a informação.

Nesta terça-feira (30), completa-se uma semana do gesto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Lula, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil mantém extrema cautela em relação ao encontro e trabalha, inicialmente, em um telefonema ou videoconferência para, em uma fase seguinte — a depender do sucesso desse primeiro contato entre Trump e Lula —, evoluir para um encontro pessoal.

Na semana passada, foi aventada a possibilidade de um encontro durante uma reunião de chefes de Estado na Indonésia ou até mesmo na residência de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida. No entanto, isso só ocorrerá se a primeira interação por telefone ou videoconferência entre ambos for bem-sucedida.

Além disso, o Brasil considera essencial que haja uma pausa nas sanções americanas contra autoridades brasileiras. A última ocorreu na segunda-feira, 22 de setembro, véspera do gesto de Trump a Lula na ONU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *