Hugo Calderano não vai disputar o WTT Grand Smash, nos Estados Unidos, porque foi impedido de entrar pelo país por ter visitado Cuba em 2023. A competição começa nesta quinta-feira (03).
De acordo com o portal UOL, o brasileiro tem o passaporte português e por isso, ele só precisaria informar a própria entrada nos EUA pelo Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, em inglês), porque os países da união Europeia já fazem parte do Programa de Isenção de Visto.
Hugo solicitou a documentação, só que não teve uma resposta rápida. Após procurar informações sobre as razões desse ocorrido com os responsáveis do país norte-americano, foi relatado a ele que estava inelegível para a dispensa do visto, pois tinha visitado Cuba em 2023.
A presença do atleta em Cuba aconteceu porque ele disputava o Campeonato Pan-Americano e a qualificação para as Olimpíadas de Paris-2024, ambos os eventos são realizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
Ainda segundo o portal UOL, após Calderano saber deste impedimento, o atleta pediu o visto emergencial com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos e Comitê Olímpico dos EUA. A entrevista foi agendada e aprovada, mas não era mais possível iniciar a competição em Las Vegas (EUA) por causa da data ser após o começo do torneio.
Em seu site oficial, o atleta publicou uma nota que dizia:
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”.