A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 3212/21, do Poder Executivo, que autoriza a doação de dez veículos blindados de combate obuseiro autopropulsado M108, do Comando do Exército, para o Uruguai.
Com a aprovação do requerimento, solicitado pelo deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), a proposta poderá ser votada diretamente pelo Plenário sem a necessidade de passar antes por comissões permanentes.
A deputada Erika Kokay (PT-DF) defendeu o projeto. “Essas viaturas foram doadas ao Brasil em 1972 pelos Estados Unidos. Elas têm por volta de 50 anos e foram construídas para a Guerra do Vietnã”, comentou.
Ela lembrou que os Estados Unidos já deram o aval para a doação ao Uruguai. “Essa doação apenas reafirma as relações com um país do Mercosul e importante para o Brasil.” Ela ainda afirmou que é necessário investir nas Forças Armadas.
O Exército brasileiro dispõe de 72 blindados M108, que foram desativados para fins operacionais e estão sendo substituídos pelo modelo M109 A5 +BR. O Exército uruguaio receberá os blindados no 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Santana do Livramento (RS).
O custo do transporte até o regimento é de R$ 20 mil e será arcado pelo Brasil, a cargo do Comando do Exército.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Coisa feia doar lixo para os mais pobres.
Se eu fosse deputado e apresentasse um projeto que a deputada Erika Kokay (PT-DF) votasse a favor eu retiraria o projeto.