A urgência da tramitação do projeto de lei que prevê isenção do Imposto de Renda (IR) para pessoas com renda mensal de até R$ 5 mil será votada, nesta quinta-feira (21), na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa Legislativa, Hugo Motta, confirmou a votação em suas redes sociais.
A proposta é uma das prioridades do governo federal e uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A base aliada defende a tramitação rápida da matéria, pois pode pode representar um estímulo imediato à economia.
O aumento da renda disponível para a população pode impulsionar o consumo interno. A validação da urgência pela Casa possibilita a análise detalhada do texto pelos deputados.
No mês de julho, uma comissão especial da Câmara dos Deputados, criada sobre o tema, aprovou o projeto em votação simbólica. Alguns dias antes, o PL tinha avançado na Casa com a leitura do parecer pelo relator, deputado Arthur Lira (PP-AL). Atualmente, a isenção do IR vale para quem ganha até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 3.036