Carlo Ancelotti, um dos maiores técnicos da história do futebol, foi anunciado como o novo treinador da Seleção Brasileira. O italiano, que atualmente comanda o Real Madrid, começará a comandar a equipe brasileira no próximo dia 26 de maio. Ele assumirá o comando da Amarelinha até a Copa do Mundo de 2026, e já estará à frente da seleção nos próximos jogos pelas Eliminatórias, contra o Equador e o Paraguai, em junho.
Ancelotti deixará o Real Madrid após o término da temporada da La Liga, com o último jogo do clube merengue marcado para o dia 25 de maio contra a Real Sociedad. A decisão ocorre após uma temporada sem títulos para o time espanhol, e uma recente derrota para o Barcelona por 4 a 3 no Campeonato Espanhol.
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
O desejo da CBF por Ancelotti é antigo. Desde a saída de Tite após a Copa do Mundo de 2022, a entidade almejava contar com o treinador italiano. Em julho de 2023, a CBF anunciou Fernando Diniz como técnico interino até que o contrato de Ancelotti com o Real Madrid se encerrasse, o que estava previsto para meados de 2024. No entanto, a renovação de contrato de Ancelotti com o clube espanhol adiou o sonho da CBF.
Recentemente, com a queda de Dorival Júnior do cargo de técnico da Seleção, Ancelotti voltou a ser a prioridade da CBF. As negociações, que chegaram a ser dadas como encerradas, foram retomadas e, agora, o técnico assinou o contrato com a Seleção Brasileira.
Com a assinatura dos contratos, Ancelotti fará história ao se tornar o primeiro técnico estrangeiro a comandar a Seleção Brasileira masculina. Ao longo de sua carreira, o treinador acumula passagens de sucesso por clubes de renome como Milan, Chelsea, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain e, claro, Real Madrid. A expectativa para sua chegada ao Brasil é enorme, com muitos acreditando que ele pode levar a seleção a novas conquistas no cenário mundial.
Carlo Ancelotti é o novo técnico da seleção brasileira
