O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) criticou nesta quinta-feira, 2, políticos que cogitam disputar a Presidência em 2026 com a promessa de conceder indulto a Jair Bolsonaro. Em mensagem publicada no X, o filho do ex-presidente afirmou que a proposta serve apenas para “enganar inocentes”.
Carlos disse que chegou a hora de expor “a destruição dos direitos no Brasil” e pediu uma “defesa real da democracia”. O vereador voltou a criticar a decisão que mantém Bolsonaro em prisão domiciliar. Segundo ele, a medida é “ilegal”, assim como as condenações impostas a outros envolvidos nos atos do 8 de janeiro.
O parlamentar lembrou o caso de Daniel Silveira. Em abril de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-deputado a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de suposta ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo.
Dias depois, Bolsonaro, então presidente da República, concedeu indulto ao aliado. À época, ele afirmou que Silveira apenas havia exercido sua “liberdade de expressão”. Em maio de 2023, o STF derrubou o benefício. Para a Corte, houve “desvio de finalidade” porque Silveira era próximo do presidente.