O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) divulgou nesta sexta-feira (12) um vídeo de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que escancara o estado de saúde do ex-chefe do Executivo. O vídeo mostra o líder conservador tendo uma crise de soluço enquanto dorme.
Carlos relata em seu texto que as imagens mostram reflexos da facada sofrida por Bolsonaro em 2018 e foram registradas antes da atual prisão do ex-presidente.
Na publicação, Carlos diz que o pai necessita de cuidados médicos “24 horas por dia” e relata episódios que representariam “risco real e imediato” à vida dele.
– Porque é doloroso demais encarar aquilo que meus próprios olhos veem diariamente, quando estou com ele. Mas a realidade é impossível de ignorar – disse.
O vereador também afirmou que o ex-presidente poderia enfrentar complicações graves caso ocorra broncoaspiração decorrente de refluxo, alertando para uma “tragédia anunciada” na ausência de acompanhamento contínuo e ambiente adequado.
– Sem cuidados médicos contínuos, acompanhamento ininterrupto e ambiente adequado, estamos diante de uma tragédia anunciada – lamentou.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu, nesta quinta (11), uma perícia médica oficial da Polícia Federal (PF) antes de decidir se autoriza as cirurgias solicitadas pela defesa de Jair Bolsonaro. O laudo deve ser apresentado em até 15 dias.
Em seu despacho, o ministro afirma que, quando foi preso, no dia 22 de novembro, o ex-presidente foi submetido ao exame médico-legal e que a avaliação não apontou “qualquer condição médica que indicasse a necessidade de imediata intervenção cirúrgica”.