Carta contra Bolsonaro reúne banqueiros, petistas e tucanos; veja nomes

Na última terça-feira (26/7), foi divulgado oficialmente um manifesto contra o presidente Jair Bolsonaro, que une tucanos, petistas, banqueiros, além de alguns procuradores que trabalharam na Lava Jato e ex-ministros de FHC, Lula, Dilma e Temer.

Também com a rubrica de ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, juristas e “intelectuais”, a papelada vai ser lida durante uma cerimônia oficial na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 11 de agosto.

A carta tem ainda o apoio de banqueiros e empresários, como Roberto Setubal, Candido Bracher e Pedro Moreira Salles, executivos do Itaú Unibanco; Pedro Passos e Guilherme Leal, da Natura; Walter Schalka, da Suzano; Eduardo Vassimon (Votorantim); e Horácio Lafer Piva (Klabin).

Há ex-ministros do governo FHC, como José Carlos Dias, José Gregori, Pedro Malan e Miguel Reale Júnior, e o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga. Dos ex-ministros dos governos petistas Lula e Dilma (PT), estão José Eduardo Cardozo, Tarso Genro e Renato Janine Ribeiro. Aloysio Nunes (PSDB), foi ministro nos governos FHC e Michel Temer e também subscreve o texto, assim como Raquel Dodge, procuradora-geral da República na gestão do emedebista.

O documento sustenta que o Brasil vive um “imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições deste ano”. Embora não cite Bolsonaro, o texto foi publicado alguns dias depois de o presidente levantar dúvidas sobre a segurança das urnas e pedir eleições mais transparentes.

Em outra parte do texto, os signatários observam que “nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar ao lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática. No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado”.

Philipe Frutuozo

Recent Posts

Soldado do Exército morre após treinamento militar em MS; caso é investigado

Um jovem, de 19 anos, morreu após passar mal durante um acampamento básico de treinamento…

2 minutos ago

Queimadas na Amazônia batem novo recorde no governo Lula

O número de queimadas na Amazônia bateu um novo recorde durante o governo do presidente…

14 minutos ago

Tarcísio e Nunes recusam convite para ato com Lula em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) recusaram convite das…

40 minutos ago

Parlamentares de esquerda viaja aos EUA para defender censura

Políticos adoradores de regimes autoritários como os da Coreia do Norte, Cuba e Venezuela se…

51 minutos ago

AstraZeneca admite à Justiça efeito colateral raro na vacina da Covid

A gigante farmacêutica AstraZeneca admitiu à Justiça, pela primeira vez, a ocorrência de um “efeito…

1 hora ago

Desembargador acaba de derrubar ordem de prisão contra jornalista de Pernambuco

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o desembargador Isaías Andrade Lins Neto,…

2 horas ago