Casa Branca afirma que Trump acompanha ações do Brics “de perto”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está acompanhando de perto os desdobramentos da cúpula do Brics. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (7) pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, durante coletiva com jornalistas.


“Ele está monitorando [a reunião] de perto. É por isso que ele mesmo fez uma declaração”, afirmou Leavitt.

Segundo a porta-voz, o governo norte-americano avalia que o grupo de países emergentes tem adotado posições que contrariam os interesses dos Estados Unidos. “O presidente avalia que o Brics está tentando prejudicar os interesses dos EUA”, disse. “É de responsabilidade do presidente Trump colocar em primeiro lugar os interesses dos EUA”, acrescentou. “É assim que ele vê seu trabalho.”

Karoline Leavitt afirmou ainda que o presidente americano pretende adotar “a medida necessária” para lidar com governos que, segundo ela, tentem “levar vantagem” sobre os Estados Unidos.

No domingo (6), Trump declarou que pretende estabelecer uma tarifa de 10% a países que se aliarem ao que chamou de “políticas antiamericanas do Brics”.


Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou que os integrantes do bloco são “países soberanos”. Lula também afirmou que “o mundo não precisa de um imperador”.

O Brics é formado atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e passou recentemente por um processo de expansão com a entrada de novos países, como Irã, Etiópia e Egito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *