A Casa Branca informou neste domingo (26/10), em nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o país espera conseguir “fechar bons negócios” com o Brasil, após o encontro entre os líderes dos dois países.
“É uma grande honra estar com o presidente do Brasil… Acho que conseguiremos fechar bons negócios para ambos os países… Sempre tivemos um bom relacionamento — acho que continuará assim”, escreveu Washington em postagem no X, acompanhada de uma foto em que os dois se cumprimentam.
O encontro ocorreu na tarde deste domingo em Kuala Lumpur, capital da Malásia, e marcou o início de negociações sobre o tarifaço imposto por Washington a produtos brasileiros.
Até o momento, a reunião terminou sem anúncio de revogação das tarifas de 50%, aplicadas a produtos do Brasil, mas Trump demonstrou disposição para negociar as taxas. Inicialmente, uma reunião entre ministros e secretários dos dois países estava marcada para a noite de domingo, mas foi postergada para segunda-feira (27/10), às 8h (21h no horário de Brasília).
Mais cedo, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), descreveu a conversa como “franca e construtiva”. “Discutimos a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra autoridades brasileiras”, publicou o petista no X.
O encontro evidencia a disposição de ambos os líderes em aproximar os laços comerciais, apesar de divergências sobre tarifas e sanções.