O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, decidiu encerrar sua passagem pelos Estados Unidos e deve retornar ao Brasil ainda nesta terça-feira (29). De acordo com a CNN, durante os últimos dois dias, o chanceler participou, em Nova York, de uma conferência sediada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que discutiu caminhos para a implementação da solução de dois Estados no conflito entre Israel e Palestina.
Além da participação no evento da ONU, o integrante do Governo Lula havia sinalizado ao governo dos Estados Unidos sua disposição em estender a viagem até Washington, caso a Casa Branca indicasse algum representante de alto escalão para discutir a retomada das negociações sobre as tarifas de 50% impostas por Donald Trump a produtos brasileiros durante sua gestão. No entanto, o gesto brasileiro não teve retorno.
A ausência de resposta frustrou a tentativa brasileira de abrir um canal direto com os americanos para tratar do tema comercial. Com o encerramento da visita sem novos avanços na pauta tarifária, o Brasil volta a enfrentar incertezas quanto à possibilidade de reversão da medida, que afeta produtos como aço, alumínio e manufaturados.