O chanceler do Brasil, Mauro Vieira, deu maiores detalhes sobre o episódio que envolveu a primeira-dama Rosângela da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, na última semana. De acordo com o ministro, a fala de Janja sobre a plataforma TikTok, durante jantar com o líder chinês, aconteceu após um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, nesta terça-feira (20/5), Vieira confirmou que Lula foi responsável por abordar o tema durante encontro com Xi. O presidente brasileiro, no entanto, teria pedido auxílio de sua esposa durante o debate.
“Eu estava presente [no encontro] e foi uma menção que o presidente Lula fez e que ele inclusive pediu auxílio na hora à primeira-dama”, disse o chanceler brasileiro.
Anteriormente, o presidente brasileiro já havia saído em defesa da primeira-dama. Após o vazamento da fala de Janja sobre o TikTok durante jantar com Xi Jinping, Na época, Lula disse ter questionado o seu colega chinês sobre a possibilidade de enviar ao Brasil alguém responsável pela plataforma, com o objetivo de discutir a questão digital.