Nesta terça-feira (29), o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, agradeceu o Partido dos Trabalhadores (PT) pelo reconhecimento do resultado das eleições venezuelanas.
Gil se manifestou porque, na segunda-feira (29), a Executiva Nacional do PT reconheceu, em nota, a reeleição do ditador Nicolás Maduro.
– Em nome do presidente Nicolás Maduro, agradecemos ao PT, o partido no poder do Brasil, pelas suas calorosas felicitações pelo processo eleitoral de domingo. Agradecemos o reconhecimento do trabalho do poder eleitoral e dos resultados que demonstram a soberania do povo venezuelano – reagiu o chanceler da Venezuela, Yvan Gil.
O nome de Maduro foi anunciado como vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão máximo eleitoral da Venezuela. As informações são do G1.
Até o momento, nove países solicitaram uma reunião urgente da Organização dos Estados Americanos (OEA) para debater as eleições venezuelanas. São eles: Uruguai, Argentina, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana.
Após pressão internacional e da oposição venezuelana, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro se pronunciou sobre as eleições no país vizinho. Na nota, emitida nesta segunda-feira, a pasta elogia o “caráter pacífico” com que o pleito foi conduzido no domingo (28); contudo, afirma que só reconhecerá ou rejeitará o resultado após o CNE publicar as atas com os dados de cada mesa de votação.