Esta terça-feira, 21, começa agitada. Enquanto Vladimir Putin recebe Xi Jinping na Rússia, o primeiro ministro japonês desembarca na Ucrânia
Enquanto primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, viaja para Kiev nesta terça-feira, 21, o presidente Russo, Vladimir Putin, recebe o presidente chinês, Xi Jinping.
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, chegou a Kiev, para uma reunião com o presidente ucraniano Zelensky. Prometendo apoio inabalável ao presidente da Ucrânia e abrindo negociações sobre auxílio para a reconstrução do país bombardeado pela Rússia e ajuda humanitária para a população.
Kishida, é o primeiro premiê a se deslocar para um país em conflito desde a Segunda Guerra Mundial. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Japão, seu primeiro-ministro vai “mostrar respeito pela coragem e paciência do povo ucraniano que está se levantando para defender sua pátria, e mostrar solidariedade e apoio inabalável”.
Enquanto isso, do outro lado da fronteira, o líder chinês, Xi Jinping, inicia no Kremlin o segundo dia de conversações com Putin. Ontem, Jinping e Putin trocaram afagos públicos, Putin se referiu ao líder chinês como “grande amigo e parceiro”.
Na agenda estão temas econômicos, comerciais e também a invasão russa da Ucrânia. As conversações serão a portas fechadas e acredita-se que a Rússia tentará obter da China algum tipo de ajuda militar. Xi disse que a China priorizaria seus laços com a Rússia e descreveu os dois países como “grandes potências vizinhas”.