O último final de semana do ano deve ser marcado por chuvas em todo o Brasil, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir desta sexta-feira (27), está prevista uma intensificação das chuvas na parte central do país, especialmente na região Sudeste.
Entre a noite desta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se configura no território nacional.
A meteorologista Maitê Coutinho, do Inmet, destacou que a ZCAS promove dias consecutivos de tempo nublado, com volumes significativos de chuva, muitas vezes persistentes, que podem gerar impactos à população. Segundo ela, as áreas mais afetadas pela chuva incluem o sudoeste da Amazônia, as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, e se estendem até o Oceano Atlântico. A região Sudeste merece atenção especial, já que os efeitos da ZCAS podem se prolongar até a próxima segunda-feira, aumentando os riscos para a população.
Na Região Norte, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e possíveis trovoadas isoladas. No Nordeste, são esperadas pancadas de chuva isoladas no litoral norte e no litoral leste do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, principalmente pela manhã. No interior nordestino, o tempo deve permanecer quente, com baixa probabilidade de chuva.
No Sul do país, entre os dias 26 e 27, áreas de instabilidade devem provocar chuvas isoladas no Paraná e no extremo sul do Rio Grande do Sul. No sábado (28), o tempo tende a ficar firme no interior da região, mas há possibilidade de chuva isolada no litoral. Já no domingo (29), as chances de chuva diminuem, mas podem persistir entre o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Em São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) prevê dias chuvosos, com chuva desde a madrugada desta sexta-feira (27), intercalada por pequenos períodos de melhoria. O solo encharcado e a previsão de chuvas intensas mantêm as condições favoráveis para alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de risco. As temperaturas devem variar entre mínima de 20°C e máxima de 24°C.
No sábado (28), o sistema frontal deve se afastar em direção a Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas o solo saturado ainda exige atenção devido ao potencial de deslizamentos. Pela manhã, há expectativa de sol entre nuvens e aumento gradual da temperatura, com mínimas de 20°C e máximas de 26°C. À tarde, o tempo abafado pode provocar chuvas rápidas e de intensidade moderada.
A Defesa Civil do estado de São Paulo alerta a população para as fortes chuvas previstas entre quinta-feira (26) e sexta-feira (27). Um gabinete de crise foi reativado para garantir respostas rápidas a emergências causadas pelo mau tempo. A Defesa Civil informou que os níveis de chuva podem variar significativamente nas próximas horas, afetando principalmente as regiões do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital paulista, Região Metropolitana, além de áreas como Campinas, Sorocaba e Bauru.
- Diretor-geral da OMS escapa de bombardeio em aeroporto
- Lira envia argumentos ao STF e diz que Câmara cumpriu regras atuais ao destinar emendas de comissão