Cidades de Santa Catarina registraram estragos devido às fortes chuvas que atingiram o Estado entre sábado e a noite de domingo (12). Os danos, segundo a Defesa Civil, foram registrados principalmente nos municípios do Oeste catarinense, com quedas de árvores, ruas alagadas e fortes ventos. As tempestades foram impulsionadas pela formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai
Em Vargem Bonita, de acordo com a Defesa Civil, duas comunidades do interior do município foram as mais atingidas pelas chuvas na manhã de domingo, sendo elas o Distrito de Campina da Alegria, e a linha assentamento 9 de novembro. As informações, ainda preliminares, são de que 40 casas tiveram prejuízos nos telhados. Ainda não há informações de desabrigados ou desalojados.
Em Abelardo Luz, fortes ventos, acompanhados por chuvas intensas e granizo, causaram destelhamentos, quedas de árvores e galhos nas áreas rurais. De acordo com a Defesa Civil, mais de 60 casas foram afetadas. Não há pessoas desabrigadas ou desalojados.
As chuvas, acompanhadas por fortes ventos e queda de granizo, também provocaram danos em casas de Passos Maia. O levantamento inicial da Defesa Civil apontou uma residência afetada na comunidade de Linha Tozzo, onde a Defesa Civil Municipal realizou o atendimento e forneceu lona para cobertura provisória, evitando maiores prejuízos aos moradores.
Xanxerê também registrou alagamentos devido às chuvas intensas em um curto período de tempo, com o transbordamento do Rio Xanxerê. Não há registros de desabrigados ou desalojados.