Chuvas em Minas Gerais: sobe para 26 o número de mortes

A cidade do Serro, na região central de Minas Gerais, registrou a 26ª vítima de enxurradas e desabamentos no período chuvoso no Estado, iniciado em 27 de setembro, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Mais de 50 cidades estão em situação de emergência e quatro em calamidade pública no Estado.

Conforme a Polícia Militar, a última morte confirmada é de Luisa Marilac da Silva, 83 anos, cujo corpo foi encontrado preso a uma cerca, às margens de um córrego, na tarde de segunda-feira 13. O cadáver apresentava sinais de afogamento, e há indícios de que a mulher foi arrastada pela correnteza ao tentar atravessar o rio.

O governador Romeu Zema anunciou ações emergenciais em Belo Horizonte, nesta quarta-feira. Entre as medidas estão a criação de duas linhas de crédito pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para micro e pequenos empresários, com taxas subsidiadas, e uma linha de financiamento para a realocação de famílias em áreas de risco.

Vigas, bueiros e mata-burros serão fornecidos às cidades que atenderem aos critérios emergenciais estabelecidos pela Defesa Civil. O adiantamento do Piso Mineiro de Assistência Social também está previsto para os municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade, com recursos calculados conforme o número de famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x