Um site de fãs de Star Wars foi utilizado secretamente pela CIA como ferramenta para se comunicar com agentes infiltrados em diferentes países, divulgou o jornal 404 Media nesta segunda-feira (26).
A página, que parecia comum e inofensiva para entusiastas da franquia, fazia parte de uma rede criada pela agência de inteligência dos Estados Unidos.
A descoberta foi feita pelo pesquisador de segurança digital Ciro Santilli, que revelou que o endereço starwarsweb.net fazia parte de uma rede de páginas secretas da agência, algumas das quais foram expostas por autoridades iranianas há mais de dez anos.

visual da página remetia a sites de fãs dos anos 2010, o que ajudava a disfarçar sua verdadeira função. De acordo com o pesquisador de segurança digital, a CIA utiliza essas plataformas como parte de um esquema mais amplo de comunicação sem suspeitas.
Segundo Santilli, sites semelhantes tratavam de temas como esportes radicais, comédia e música brasileira. Relatos indicam que os alvos incluíam países como Alemanha, França, Espanha e Brasil. Ele alcança os domínios ao cruzar dados de IPs, imagens antigas e registros em sites como o Wayback Machine.
O funcionamento era simples: enquanto os usuários acessavam conteúdos sobre jogos e produtos da saga, espiões digitavam uma senha específica e eram redirecionados para uma via de comunicação com a agência norte-americana.
Como foi feita a descoberta?
Segundo o jornal, em 2018 o Yahoo News revelou que canais secretos da CIA foram comprometidos a partir do Irã. Em 2022, a Reuters detalhou o caso de Gholamreza Hosseini, identificado após falhas como o uso de IPs sequenciais em sites clandestinos.
A mesma reportagem mostrou que, ao digitar uma senha na barra de busca, os informantes acessavam o sistema oculto. Santilli usou trilhas visuais e ferramentas gratuitas para encontrar mais domínios. “Na medida em que a paciência permitia”, analisou centenas de páginas.
“O mais simples a dizer: sim, a CIA realmente tinha um site de fãs de Star Wars com um sistema secreto de comunicação”, disse Zach Edwards, especialista em cibersegurança. Segundo ele, as descobertas de Santilli são “muito consistentes”.
No site starwarsweb.net, havia links para jogos como Star Wars Battlefront 2 e The Force Unleashed II, além de uma loja online com o slogan “So you Wanna be a Jedi?” (“Então você quer ser um Jedi?”, em português). Uma imagem de Yoda exibia a frase “Você vai gostar desses jogos”.
Santilli defendeu que o benefício histórico da revelação supera os riscos. “É como visitar um museu. É legal poder ver um dispositivo espião digital ‘ao vivo'”, afirmou. O jornal afirmou que a CIA não respondeu aos pedidos de comentário.