Um ciclone extratropical, como é conhecida uma ampla área de baixa pressão atmosférica, está se desenvolvendo em alto-mar. E mesmo afastado da costa gaúcha, o sistema vai intensificar ventos fortes e chuvas em parte do leste da Região Sul.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores volumes de chuva podem passar de 50 mm entre o Paraná e o sul do Rio Grande do Sul, inclusive Santa Catarina. No extremo sul gaúcho, inclusive, são esperados ventos com mais de 80km/h e acumulado de chuva com mais de 80mm.
“A formação e deslocamento do sistema de baixa pressão estende uma frente fria, que intensifica o ar frio sobre toda a região [Sul] e também em parte do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil”, avisa o Inmet.
Por causa da umidade, do vento e do deslocamento de ar frio, a sensação térmica será de frio nos três estados da região Sul.
O alívio vem a partir de quarta-feira (29/5), com o tempo mais seco, a entrada de sistema de alta pressão e o afastamento da baixa pressão para o oceano. “Até o sábado o tempo permanece estável, com predomínio de sol e sem chuvas no estado gaúcho”, confirma o Inmet.