Um ciclone extratropical deve se formar neste final de semana entre a costa sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai, com previsão para ventos intensos, principalmente no domingo (12). Entretanto, de acordo com a Defesa Civil, o ciclone, sozinho, não deve influenciar diretamente Santa Catarina.
Isso porque, o que deve afetar mesmo o Estado é um combinação de fenômenos, que deve atingir o território catarinense. Segundo o órgão de proteção civil, um efeito pré-frontal, caracterizado por um aumento na temperatura e umidade, juntamente do avanço de uma frente fria, devem causar fortes rajadas de vento, que podem chegar a 65 km/h.
A principal região atingida é o Grande Oeste, com ventos ao longo do domingo e da segunda-feira (13). Com temporais localizados, os ventos podem ser ainda mais intensos, segundo a Defesa Civil.
Uma nota meteorológica também destaca a possibilidade de temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo no Estado.
Mais de 30°C no sábado
O fenômeno conhecido como pré-frontal é uma combinação de calor e alta umidade, que favorece a formação de temporais. Em Santa Catarina, os termômetros marcam valores entre 27°C e 32°C no Grande Oeste, no sábado (11).
Já na metade leste catarinense, o tempo fica mais fechado por causa de uma circulação marítima, com muitas nuvens e chuva fraca a qualquer hora.
Frente fria
No domingo, a frente fria, que traz chuva, ganha força, com instabilidades já na parte da manhã, com raios, fortes rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa em curtos períodos de tempo.
Ao longo do dia, os temporais devem atingir todas as regiões de Santa Catarina.