A cidade do Rio de Janeiro entrou pela primeira vez no nível de Calor 3 (NC3) às 12h40 desta quinta-feira (28), desde que o novo protocolo de cinco estágios foi adotado, em junho. O NC3 caracteriza-se quando há registro de índices de calor alto (36°C a 40°C) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
A temperatura mais alta do ano foi registrada às 12h45, na estação meteorológica de Guaratiba, na Zona Oeste, onde os termômetros atingiram 43,2°C. A marca superou a anterior, de 41,8°C, registrada em dois dias: 17 de janeiro e 27 de novembro, também em Guaratiba.
A capital havia atingido o Nível de Calor 2 (NC2) às 11h20 de quarta-feira (27).
Nesta quinta-feira, as condições de tempo seguem firmes. O céu varia entre claro e parcialmente nublado ao longo do dia e não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas seguem elevadas, com máxima prevista de 42°C. A umidade relativa do ar poderá apresentar valores entre 21% e 30% no período da tarde.
O nível de Calor 3 é o nível que antecede os dois níveis considerados mais críticos. A prefeitura solicita atenção às recomendações abaixo.