Um avião de pequeno porte caiu durante uma tempestade na noite de quarta-feira (23) em Santa Branca, no interior de São Paulo, causando a morte de todos os cinco ocupantes. A confirmação foi feita na manhã desta quinta-feira (24) pela empresa responsável pela aeronave, pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil.
O avião, modelo Embraer-121 Xingu, com capacidade para oito assentos, transportava um piloto, um copiloto e três passageiros. A identidade das vítimas ainda está sendo apurada.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave partiu de Florianópolis (SC) com destino a Belo Horizonte (MG), e desapareceu dos radares às 18h39.
O acidente ocorreu em uma área de mata, próxima ao limite entre as cidades de Paraibuna e Santa Branca, na região do Vale do Paraíba, a cerca de 100 km da capital paulista. Moradores da região relataram ter ouvido um barulho que associaram a uma falha no motor, seguido por uma explosão. Equipes de resgate localizaram os destroços durante a noite, por volta das 23h.
O local foi isolado para a identificação dos corpos, que se encontravam em meio aos destroços. Segundo o Corpo de Bombeiros, chovia no momento do acidente, e a Defesa Civil informou que Santa Branca registrou cerca de 40 milímetros de chuva em seis horas.
A operação de busca e resgate está sendo coordenada pelo Salvaero, centro da FAB responsável por essas atividades. A Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também participam das ações. Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram acionados para conduzir a apuração das causas do acidente, que ainda está em fase inicial.
- Quaest divulga pesquisa para a prefeitura de Belo Horizonte no segundo turno
- RJ: passageiro de ônibus é baleado na cabeça durante tiroteio