Ciro Gomes adere a boné com “vão trabalhar vagabundos”

O ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) entrou na chamada “guerra dos bonés” e publicou uma montagem usando o acessório nesta quarta-feira (5). Na cor amarela, o item leva a frase: “Vão trabalhar vagabundos”.

A frase usada na montagem de Ciro é remetida aos políticos, incluindo parlamentares, ministros e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que nos últimos dias adotaram o uso dos itens como forma de críticas, que foram sendo rebatidas e escalaram o “conflito”.


O acessório foi usado pela primeira vez no último sábado (1º) por governistas no Congresso, com os dizeres “O Brasil é dos brasileiros”, no dia das eleições para as presidências da Câmara e do Senado. O ato gerou reação de oposicionistas, que apareceram nesta segunda (3) com bonés verde e amarelo, com a frase: “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”.

Nesta terça (4), Lula publicou um vídeo usando o boné que a base do governo levou para o Congresso. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que a ideia da frase partiu do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o marqueteiro Sidônio Palmeira.

Já os itens usados pela oposição foram confeccionados a pedido do novo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), que afirmou ter sido uma resposta direta a Sidônio.

Nesta terça, o novo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou a “guerra dos bonés”.

– Para mim, boné serve para proteger a cabeça do Sol, não para resolver os problemas do país. O que a gente precisa é fazer, e ter a cabeça aberta para pensar em como ajudar o Brasil a ir para frente – escreveu Motta em publicação no X.

Internautas reagiram à publicação de Ciro, alguns apoiando o pedetista, mas houve quem questionou: “e o senhor, está trabalhando onde?”.

Ciro concorreu a sua quarta eleição presidencial em 2022, quando se apresentou como uma opção fora da polarização, e terminou o pleito em quarto lugar, com 3% dos votos válidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x