O advogado Humberto Ribeiro Filho, um dos fundadores do Sleeping Giants Brasil, tomou posse na última segunda-feira (6) como integrante do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ribeiro foi indicado ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto com outros três novos conselheiros.
De acordo com a Anatel, órgão serve para “participação institucionalizada da sociedade nas atividades e decisões da Agência”. O conselho é integrado por 12 membros, designados por decreto do presidente da República.
De acordo com o próprio Sleeping Giants, Ribeiro pretende defender dentro da Anatel a ideia de isentar o consumo de dados móveis para o acesso aos aplicativos Meu SUS e Gov.br, plataformas digitais do governo federal consideradas “essenciais” pelo grupo. A medida permitiria que os usuários utilizassem os serviços sem gastar franquia de internet.
SOBRE O SLEEPING GIANTS
Criado em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o Sleeping Giants Brasil alega ter como objetivo o combate à desinformação. O grupo é conhecido por pressionar empresas a suspenderem anúncios em veículos que a entidade enxerga como difusores de fake news.
Ironicamente, porém, o movimento foi condenado em junho deste ano justamente por divulgar conteúdo falso contra a rádio Jovem Pan. Segundo a sentença, o Sleeping Giants publicou um vídeo com um recorte fora de contexto de uma fala do jornalista Carlos Aros. Na publicação, a edição do vídeo teria distorcido o sentido da declaração, dando a entender que a emissora minimizava os atos de 8 de janeiro de 2023.