Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) internado na UTI em São Paulo após uma cirurgia na cabeça, o vice-presidente Geraldo Alckmin assumiu nesta quinta-feira (11) a condução da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, conhecido como “Conselhão”.
O colegiado, ligado à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência (SRI), reúne ministros, empresários e ativistas para debater e sugerir políticas públicas em diversas áreas. O encontro, o quarto desde a recriação do órgão em 2023, ocorreu às 9h no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
Durante a reunião, o governo apresentou projetos industriais voltados à bioeconomia, descarbonização e segurança energética, além de promover a assinatura de decretos, sanções e acordos de cooperação.
Lula, que recriou o Conselhão em 2023 após o órgão ter sido extinto durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), havia incluído a reunião em sua agenda desta semana. No entanto, o presidente foi submetido a uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10), após relatar fortes dores de cabeça.
A operação, realizada no Hospital Sírio-Libanês, drenou um sangramento na cabeça causado por um acidente doméstico ocorrido há dois meses no Palácio da Alvorada. Na ocasião, Lula caiu enquanto cortava as unhas dos pés, bateu a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca. O presidente permanece internado e tem previsão de alta para a próxima semana.
- Lula passa por cirurgia para evitar novos sangramentos no cérebro
- WhatsApp vai parar de funcionar em vários celulares; veja lista