O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completou 45 dias fora do Brasil em 2025, após sua viagem internacional mais recente, que incluiu oito dias na Indonésia e Malásia. No total, foram 14 idas ao exterior este ano e 16 países visitados.
O petista foi à Ásia para participar de da 47ª edição da Cúpula Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) em Kuala Lumpur. O grupo representa atualmente o 5° principal parceiro comercial do Brasil e o 4° destino das exportações brasileiras.
Durante sua estadia na capital da Malásia, Lula aproveitou para realizar um encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O chefe do Executivo ainda se reuniu com outras autoridades, como os primeiros-ministros de Singapura, Lawrence Wong, e do Vietnã, Pham Minh Chinh.
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, soma ainda mais tempo fora do país que o próprio presidente, acumulando 54 dias em 2025, nove a mais que Lula. A socióloga acompanha o marido nas viagens e tem chegado ainda antes dele junto a equipe precursora, além de também realizar deslocamentos sem o esposo para participar de eventos oficiais.
As viagens de Lula este ano incluem idas ao Uruguai, Vietnã, Japão, Honduras, Vaticano, Rússia, China, França, Canadá, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Itália.