Pesquisa do Instituto Quaest divulgada nesta quinta-feira (12) aponta que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), tem a melhor avaliação entre seis chefes do Poder Executivo dos maiores estados do país. Neste semana, o político goiano foi condenado pela Justiça eleitoral de seu estado a ficar inelegível por oito anos. Ele ainda pode recorrer da decisão.
Segundo o Quaest, a aprovação do governo de Caiado tem o apoio de 88% dos entrevistados. É o mais alto percentual na comparação dos demais governadores avaliados na pesquisa. Na última edição da avaliação do mesmo instituto, o índice de aprovação de Caiado era de 86%.
O segundo melhor desempenho, segundo o Quaest, é do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). Seu governo é aprovado por 81% dos entrevistados. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aparece em terceiro, com aprovação na casa do 64%.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com índice de aprovação de 61%, um ponto percentual menor do que na pesquisa anterior, o que indica um resultado estável na avaliação do chefe do Executivo paulista.
Já em relação à avaliação da gestão, quando os entrevistados são questionados se consideram as ações do governo positivas, regulares ou negativas, Caiado também aparece na frente. Sua gestão é apontada como positiva por 74% dos entrevistados. Já Ratinho obteve avaliação positiva de 59% e Tarcísio de Freitas de 37%.
O Quaest apontou ainda que a maioria dos goianos considera que o estado está melhorando. Já a Bahia, do governador Jerônimo Rodrigues (PT), tem o maior índice de entrevistados que consideram que o estado está piorando, 23%.