Confira o que disse Trump após conversar com Lula nesta terça-feira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (2) que teve “uma conversa muito boa” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o norte-americano, o diálogo tratou de temas como comércio e sanções impostas a autoridades brasileiras.


Os dois presidentes conversaram por telefone por cerca de 40 minutos. De acordo com o Palácio do Planalto, Lula pediu a retirada das tarifas que os EUA ainda mantêm sobre produtos brasileiros que seguem sob sobretaxa.

“Falamos sobre comércio. Falamos sobre sanções porque, como você sabe, eu impus sanções relacionadas a certas coisas que aconteceram”, afirmou Trump ao ser questionado por jornalistas sobre o teor da conversa.

O presidente dos EUA reforçou a boa relação com o líder brasileiro. “Mas tivemos uma conversa muito boa. Eu gosto dele, muito bom. Tivemos algumas boas reuniões, como você sabe, mas hoje tivemos uma conversa muito boa.”

Segundo o governo brasileiro, além das tarifas, Lula abordou diretamente pela primeira vez com Trump o tema da segurança. O presidente ressaltou a necessidade de reforçar ações conjuntas de combate ao crime organizado internacional.


A ligação ocorreu em meio à preocupação do Brasil com a escalada da crise entre os Estados Unidos e a Venezuela. Tropas americanas intensificaram ações no mar do Caribe contra organizações criminosas, e o governo brasileiro teme que um eventual conflito possa alcançar a América do Sul e impactar países vizinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *