A maioria dos brasileiros é favorável às medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o uso de tornozeleira eletrônica, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Datafolha. O levantamento também indica que mais da metade da população acredita que o ex-presidente pretendia deixar o país para escapar da Justiça.
De acordo com o instituto, 55% dos entrevistados disseram apoiar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou medidas cautelares contra Bolsonaro no âmbito da investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O mesmo percentual afirmou acreditar que o ex-presidente cogitou fugir do Brasil para evitar julgamento.
Entre os que aprovam as medidas, 44% apoiam totalmente, enquanto 11% dizem apoiar em parte. Por outro lado, 41% dos entrevistados declararam discordar da decisão de Moraes — sendo que 32% discordam totalmente e 9% em parte. Outros 4% não souberam ou preferiram não opinar.
A pesquisa Datafolha ouviu 2.044 pessoas com 16 anos ou mais, em todo o território nacional, nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.