Confira os números da nova pesquisa Genial/Quaest para a corrida presidencial de 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança em todos os cenários de primeiro turno testados para as eleições presidenciais de 2026, segundo nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (17). O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho.


Nos cenários de segundo turno, Lula também vence todos os adversários testados, com exceção de um empate técnico com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O petista aparece com 41% contra 37% de Tarcísio, dentro da margem de erro da pesquisa.

A pesquisa simulou quatro cenários de primeiro turno e oito de segundo, incluindo nomes como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e os governadores Ratinho Júnior (PSD-PR), Eduardo Leite (PSD-RS), Ronaldo Caiado (União-GO) e Romeu Zema (Novo-MG).

Mesmo inelegível e réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro ainda aparece como principal nome da direita, com 26% no cenário de primeiro turno. No entanto, Lula mantém vantagem confortável: 32% a 26%.

Nos confrontos diretos de primeiro turno, Lula aparece com 30% contra 19% de Michelle; 32% contra 15% de Tarcísio; e 31% contra 15% de Eduardo Bolsonaro.


Na ausência de Bolsonaro, Michelle Bolsonaro lidera entre os nomes da direita, com 16% — alta de três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior — seguida de perto por Tarcísio, com 15%. Entre os eleitores bolsonaristas, 33% preferem que Bolsonaro apoie Michelle, enquanto 22% apostam no filho, Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos desde março.

Pela primeira vez desde março, quando esse conjunto de nomes passou a ser testado, a pesquisa mostra Lula vencendo Bolsonaro em um eventual segundo turno. O petista aparece com 43% contra 37% do ex-presidente.

“As simulações de segundo turno mostram os efeitos negativos da associação de Bolsonaro ao tarifaço de Trump contra o Brasil. Na pesquisa anterior, ele e Lula estavam numericamente empatados, com 41% cada. Agora, Lula abriu 6 pontos de vantagem”, afirmou Felipe Nunes, diretor da Quaest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *