A conta oficial do ditador venezuelano Nicolás Maduro na rede social X perdeu seu selo cinza, utilizado para identificar perfis governamentais ou multilaterais. A mudança ocorre após as denúncias de fraude eleitoral no país, além da troca de farpas entre o chavista e o proprietário da plataforma, Elon Musk.
Agora, em vez do selo cinza, a conta de Maduro conta com o selo azul, indicando que trata-se apenas de uma “conta verificada”, ou seja, que de fato pertence ao venezuelano. Basicamente, ao retirar a verificação governamental, o X indica que não reconhece o ditador como chefe de Estado.
Nos últimos dias, Musk vem expressando abertamente suas opiniões referentes à crise política na Venezuela. Às vésperas das eleições realizadas no último domingo (28), o bilionário publicou a frase “apoie María Corina”.
Nos dias que se seguiram ao pleito, o magnata disse que, se os militares apoiarem a população, o “presidente legitimamente eleito [Edmundo González Urrutia] substituirá o fraudador [Nicolás Maduro]”.
Em resposta, o sucessor de Hugo Chávez chamou o bilionário de “arqui-inimigo da paz na Venezuela”.
– Existe uma coisa chamada redes sociais, que cria uma realidade virtual. E quem controla a realidade virtual é o nosso novo arqui-inimigo, o famoso Elon Musk, que quer invadir a Venezuela com seus foguetes e um exército. Sabemos que você está por trás de todo mal, com o seu dinheiro e seus satélites, com o objetivo de controlar o mundo. Quem se mete comigo falha, Elon Musk. Como dizemos em Caracas, nos bairros, se você quiser eu quero [um confronto] – disparou Maduro.
Elon Musk, por sua vez, declarou que “o burro sabe mais que Maduro”.