CPMI do INSS convoca familiares e sócios de “Careca do INSS” para depor

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou, nesta segunda-feira (15), a convocação de familiares e sócios do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Ele é apontado como uma das figuras centrais do esquema desarticulado pela Polícia Federal em abril.


Segundo o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), a decisão foi tomada após Antunes cancelar seu depoimento, que estava agendado para a mesma data. A ausência ocorreu dias depois de o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar que a presença do empresário no colegiado seria facultativa.

Entre os convocados estão a esposa de Antunes, Tânia Carvalho, suspeita de movimentações bancárias irregulares, e seu filho, Romeu Antunes, sócio do pai em diversas empresas, algumas delas investigadas por envolvimento no esquema. Também deverão depor Rubens Oliveira Costa e Milton Salvador de Almeida Jr., sócios do empresário.

“Esses nomes serão convocados a partir de amanhã [terça-feira (16)], mas estão sendo avisados hoje. Essa é uma resposta que a CPMI quer dar claramente à falta de seriedade do advogado de Antônio Carlos Camilo em relação ao acordo que foi feito conosco”, afirmou Viana.

Além da família de Antunes, a comissão pretende ouvir Cecília Montalvão Simões, esposa de Maurício Camisotti, que figura como sócio em empresas investigadas por fraudes contra aposentados e pensionistas. O depoimento de Camisotti está marcado para quinta-feira (18), mas também pode ser cancelado em razão da decisão do STF.


Na última sexta-feira (12), Antunes foi preso em Brasília, acusado de facilitar as operações fraudulentas, enquanto Camisotti, apontado como sócio oculto de uma entidade beneficiada pelo esquema, foi detido em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *