O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta quinta-feira (9/10) que vai pautar na próxima semana um requerimento para convocar José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, vice-presidente do Sindnapi e irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Eu entendo que é urgente que nós coloquemos em votação a convocação do chamado Frei Chico, irmão do presidente Lula, para que ele possa, inclusive, esclarecer os pontos que foram colocados ali e qual a participação, especialmente, nas decisões que foram tomadas”, declarou Viana após a primeira parte do depoimento de Milton Baptista de Souza Filho, presidente do sindicato.
Apesar de ocupar a vice-presidência do Sindnapi, Frei Chico não é diretamente investigado pela CPMI até o momento, e nenhum requerimento de convocação havia sido votado até agora.
Nesta quinta-feira, Milton Baptista optou por permanecer em silêncio durante seu depoimento à comissão, que apura um esquema de fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS. Baptista comanda o sindicato ligado a Frei Chico e foi um dos alvos da nova fase da operação Sem Desconto, da Polícia Federal, realizada na manhã de hoje.
A decisão de permanecer em silêncio atende às determinações do habeas corpus concedido pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O Sindnapi continua no radar das investigações da Polícia Federal, que busca esclarecer a participação de dirigentes do sindicato em supostos esquemas de descontos indevidos sobre benefícios previdenciários.