A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi suspensa por alguns momentos, nesta quinta-feira (25/9), no início da oitiva do empresário e lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”. O motivo foi uma briga entre o advogado de Antunes, Cleber Lopes, e os parlamentares que compõem o colegiado.
A briga começou quando o “Careca”, apontado como um dos principais operadores do esquema que desviou milhões de aposentados e pensionistas, disse que não responderia aos questionamentos do relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), porque ele havia o chamado de “bandido”.
“Está presente aqui o autor do maior roubo aos aposentados e pensionistas da história do Brasil”, disse Gaspar.
Em seguida, os ânimos afloraram e o advogado de Antunes ficou nervoso. Enquanto se manifestava, o deputado federal Zé Trovão (PL-SC), levantou e foi em direção ao defensor. “Cala a boca, você não tem direito de falar”, berrava o parlamentar.
A sessão foi suspensa em seguida pelo vice-presidente do colegiado, deputado Duarte Jr. (PSD-MA), que tentou acalmar os ânimos, mas sem sucesso. Acionou, portanto, a Polícia Legislativa.