O cientista russo, Andrey Botikov, que desenvolveu a vacina Sputnik V, teria sido assassinado com um cinto durante uma briga com um intruso em sua casa. Seu corpo foi encontrado em sua casa em Moscou na última quinta-feira (2/3).
O Comitê Investigativo da Rússia (ICR) disse que, “segundo a investigação, em 2 de março de 2023, em um prédio de apartamentos localizado na Rua Rogova, em Moscou, um jovem de 29 anos, durante uma discussão, estrangulou o dono do apartamento de 47 anos com um cinto e fugiram do local”.
O suspeito foi identificado e localizado “no menor tempo possível”, disse os investigadores. O ICR também disse que “durante o interrogatório, ele admitiu sua culpa”.
A mídia russa identificou o suspeito como “Alexei Z”, um ex-presidiário que passou 10 anos na prisão sob a acusação de fornecer serviços sexuais. Relatos da mídia local, inclusive da agência russa Mash, disseram que o incidente parecia ter sido resultado de uma disputa de dinheiro entre o cientista e o suspeito.
A morte de Botikov é considerada bastante misteriosa, ele era um membro da elite científica e política da Rússia desde o início da guerra na Ucrânia.