Cuba detenta tráfico de cubanos para operações na Ucrânia

As autoridades de Cuba identificaram uma rede de tráfico com base na Rússia, cujo objetivo é recrutar cidadãos cubanos para participar de “operações bélicas na Ucrânia”. O Ministério do Interior cubano divulgou que estão trabalhando para neutralizar e desmantelar essa rede, que busca incorporar cubanos, incluindo alguns que residem na Rússia, nas forças militares envolvidas em operações na Ucrânia.


O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, afirmou que o governo de Cuba está agindo com rigor legal contra essas operações, enfatizando que Cuba não faz parte do conflito na Ucrânia. Processos criminais estão sendo iniciados contra indivíduos envolvidos nessa atividade ilícita. As autoridades cubanas estão determinadas a tomar medidas enérgicas contra qualquer forma de tráfico de pessoas para recrutamento ou envolvimento em “mercenarismo” que leve os cidadãos cubanos a pegarem em armas contra qualquer país.

Recentemente, relatos de dois adolescentes cubanos enganados por pessoas no Facebook que os recrutaram para trabalhar como pedreiros em obras na Ucrânia ao lado do Exército russo foram divulgados. O governo cubano está tomando medidas para enfrentar essa situação e garantir a segurança e os direitos de seus cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x