O atual apresentador do “Brasil Urgente”, José Luiz Datena, deixará o comando do programa da Band para tirar férias. Nesta terça (28/06), a emissora confirmou que Joel Datena, apresentador dos jornais Bora SP e Bora Brasil, será o responsável pela atração vespertina enquanto o pai tira o que a empresa classificou como “férias”, Joel irá assumir a apresentação do programa a partir da próxima segunda-feira (04/07).

Entretanto, vale lembrar que em maio, foi anunciado que Datena iria se afastar da emissora para se candidatar ao Senado de São Paulo pelo partido Republicanos. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o presidente Bolsonaro fez o anúncio em almoço secreto realizado na casa de Paulo Skaf, ex-presidente da Fiesp.
Segundo a Lei de nº 9.504/1997, chamada de Lei das Eleições, as emissoras de TV e de rádio são proibidas de transmitir programas apresentados por profissionais que estejam concorrendo a um cargo público.
Vale ressaltar que, a partir de 30 de junho do ano da eleição, é vedado, ainda, às emissoras transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato.
No ano de 2018, Datena lançou a pré-candidatura ao Senado, mas voltou atrás. Em 2020, também aconteceram especulações de que ele tentaria ser prefeito de São Paulo. Não é a primeira vez que o apresentador ameaça entrar para a vida pública.