O delegado de Polícia Federal Valdecy Urquiza foi indicado na tarde desta terça-feira (25) para ser o próximo Secretário-Geral da Interpol, a Polícia Internacional, com mandato entre 2025 e 2030. Essa é a 1ª vez em 100 anos que um brasileiro comandará a instituição. A indicação deve ser confirmada em novembro de 2024 pela Assembleia Geral da Interpol.
“A eleição do delegado Urquiza reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial. Representa, ademais, o reconhecimento, pela comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da Interpol”, diz comunicado do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“Valdecy Urquiza do Brasil foi proposto pelo Comitê Executivo da INTERPOL como seu candidato para ser o próximo Secretário Geral da INTERPOL. A sua candidatura será submetida à Assembleia Geral da INTERPOL em novembro de 2024”, disse a Interpol em post nas redes sociais.
Outros candidatos considerados foram Stephen Kavanagh, do Reino Unido; Mubita Nawa, da Zâmbia; e Faisal Shahkar, do Paquistão. A Interpol, sediada em Lyon, na França, é a maior organização policial do mundo, composta por 196 países membros.
- Haddad atribui ‘pressão inflacionária’ à tragédia no Rio Grande do Sul
- Mario Frias expõe postagens de Ingrid Guimarães sobre Pantanal