O deputado estadual do Paraná, Renato Freitas (PT), compareceu ao evento de divulgação do livro “A Cor da Lei”, escrito pelo traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, considerado um dos principais líderes do Comando Vermelho (CV).
A presença de Renato Freitas na 23ª Feira Literária de Paraty, a Flip, foi confirmada após uma foto publicada pelo perfil de Marcinho VP no Instagram, no sábado (2). A conta, que possui mais de 135 mil seguidores, é administrada por terceiros.

Marcinho VP, que nega estar na liderança da facção criminosa, está preso desde 1996. O novo livro, que é um romance, é o quatro escrito pelo detento e foi lançado em 12 de julho no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, área historicamente dominada pelo Comando Vermelho.
O evento foi promovido pela Kotter Editorial, que lançou o livro, e pela Academia Brasileira de Letras do Cárcere, ABL Cárcere. Marcinho VP ocupa a cadeira nº1 na ABL Cárcere.
Em seu currículo, Marcinho VP possui sete livros, entre eles as obras: Verdades e Posições – O Direito Penal do Inimigo (2017), Preso de Guerra (2022) e Execução Penal Banal Comentada (2023).
Pronunciamento do parlamentar
O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR), negou que tenha ligação com o Comando Vermelho (CV) ou com o traficante Márcio Nepomuceno, o Marcinho VP, apesar da foto com o livro do criminoso.
“O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) foi a Paraty (RJ) à convite da Flip Preta, mostra paralela à Feira Literária Internacional (Flip Oficial), para fazer uma palestra. Ele participou da mesa de abertura da Flip Preta.
Quando em único momento foi à Flip Oficial, conhecer o Centro Histórico de Paraty e a feira, tirou fotos com centenas de pessoas que admiram sua atuação política. Cada pessoa trazia seu livro, de sua editora, de seu familiar ou autor preferido. Uma dessas fotos foi com Renato segurando o livro de Marcinho VP.”