Deputado propõe CPI das fraudes do INSS para investigar caso

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) apresentou nesta quarta-feira (23) um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar sindicatos suspeitos de envolvimento em fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A proposta, batizada de “CPI das Fraudes do INSS”, surge após operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) que identificou prejuízo de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.


Um dos alvos da operação foi o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi/SF), que tem como diretor vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A entidade foi alvo de mandados de busca e apreensão e teve o descredenciamento determinado.

A operação cumpriu 211 mandados em 14 estados e no Distrito Federal, além de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão. Seis pessoas foram presas e o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado e depois pediu demissão.

Para Chrisóstomo, é papel do Congresso garantir transparência e proteção aos aposentados.

– Não podemos permitir que sindicatos usem a estrutura pública para cometer abusos contra quem mais precisa de proteção – afirmou. O requerimento da CPI está em fase de coleta de assinaturas e precisa do apoio de ao menos 171 deputados para avançar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x